Manutenção dos veículos elétricos: o que não contaram para você

Elétricos recarregando

A revolução dos veículos elétricos (EV, na sigla em inglês) já chegou e, à medida que progredimos nesta jornada de transformação, mais claro fica que o sucesso e longevidade destes veículos está diretamente ligada à sua correta manutenção. Entre os vários tipos de EV, os veículos elétricos a bateria (BEVs, na sigla em inglês) se tornaram os líderes da mobilidade sustentável, principalmente devido à necessidade de manutenção significativamente reduzida em comparação aos veículos tradicionais com motores de combustão interna (ICE, na sigla em inglês).

Você teria um elétrico hoje?

No conteúdo a seguir, elaborado pelos especialistas da LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, será possível entender mais sobre o papel crucial que a manutenção dos veículos elétricos desempenha na propulsão da revolução elétrica.

Planejamento para não ficar na mão com o elétrico

MANUTENÇÃO REDUZIDA? O TEMPO DIRÁ – Com aproximadamente 10 vezes menos partes móveis que um veículo com motor de combustão interna, os EVs podem oferecer uma economia notável nos custos de manutenção. Mas como a bateria exerce protagonismo, ela é o que pode aumentar, e muito, os custos, caso dê problemas. Mas essa questão só o tempo de uso vai revelar.

CUSTOS ELEVADOS? – Está claro que as vantagens econômicas da redução do custo de manutenção são irresistíveis, mas precisamos falar sobre o elefante na sala: o custo inicial. Muitas empresas que poderiam adotar os veículos elétricos em sua frota hesitam em fazê-lo porque o preço inicial gera receio. No entanto, a forma de superar esse tipo de pensamento é identificar a economia de custos a longo prazo associada aos veículos elétricos a bateria.

Vale a pena ressaltar que há uma tendência positiva no mercado de veículos elétricos com modelos em várias faixas de preço tornando-se mais acessíveis a cada ano. À medida que o mercado de veículos elétricos continua a se expandir, podemos esperar que o preço de compra deixe de ser preocupante no futuro. Isso, por sua vez, reforça o argumento econômico para adotar a eletrificação da frota e destaca a crescente viabilidade econômica dos veículos elétricos com o passar do tempo.

Elétricos em alta

PAPEL DO CONDUTOR NA MANUTENÇÃO DOS ELÉTRICOS – Condutores e gerentes de frota devem estar cientes de alguns aspectos da manutenção dos veículos elétricos a bateria. O peso da bateria gera maior desgaste dos pneus, o que torna a verificação frequente da pressão e do perfil dos pneus sendo necessária para manter a segurança na estrada. Uma opção para retardar esse desgaste é usar pneus específicos para veículos elétricos, mas esses costumam ser mais caros, portanto, seja qual for a escolha de pneus, a pressão e o perfil devem ser verificados e inspecionados com frequência.

Práticas de carregamento corretas também são vitais para a saúde da bateria. Recomenda-se aos condutores evitarem cargas rápidas desnecessárias, pois elas podem afetar a saúde da bateria a longo prazo. Além disso, manter a carga entre 20 e 80% é recomendado para máxima longevidade da bateria. Muitos veículos elétricos a bateria permitem que os usuários selecionem esta faixa em um aplicativo móvel durante a carga.

Em suma, à medida que progredimos em nossa jornada em direção a um futuro mais sustentável, a importância da manutenção dos veículos elétricos, a força motriz da eletrificação, fica cada vez mais evidente. Ao encorajar práticas de condução responsáveis, aumentar a consciência a respeito das necessidades de manutenção específicas dos veículos elétricos a bateria e apoiar o crescimento de um ecossistema de manutenção colaborativa, abraçamos a eletrificação e a busca coletiva pela mobilidade sustentável, com um cenário automotivo mais verde e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *