RETROSPECTIVA TRISTE DE 2022: FÁBRICAS FECHADAS NO BRASIL

Em 2019, a Ford fechou fábrica de São Bernardo do Campo

Retrospectiva triste no setor automotivo em 2022.  Sim, novidades que afetaram os consumidores no ano que passou. Sem dúvida no Brasil a medida que mais surpreendeu foi o fechamento das fábricas da Ford em Taubaté, SP e em Camaçari na Bahia

Fábrica da Ford na Bahia não existe mais

Para completar, o fechamento da Troller em Horizonte, no Ceará. Tudo isso pegou de surpresa não so os consumidores, mas também os donos de concessionárias.  A Ford decidiu não montar mais carros no País, virou apenas importadora.

Linha de montagem da Troller

Em abril, a Toyota anunciou que iria encerrar a operação em sua primeira unidade feita fora do Japão – a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção de motores e outras peças.

Fábrica da Toyota funcionava em São Bernardo do Campo (SP)

O fechamento está sendo feito de forma gradual e o local será totalmente desocupado até novembro de 2023. A produção de peças e o setor administrativo foram transferidos para as outras fábricas da marca no interior de São Paulo.

Em maio de 2022, foi a vez da Caoa Chery paralisar as operações em Jacareí, SP, e tirar de linha o SUV compacto Tiggo 3X, lançado apenas onze meses antes. De acordo com a empresa, o local será modernizado e vai reabrir nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *