Os sedans já foram objeto de desejo dos brasileiros, mas hoje os SUVs estão no topo da preferência das famílias. Vou mostrar para vocês o teste que fiz com um belo exemplar de sedan que vale a pena considerar como opção para sua garagem: o Cruze em sua versão Midnight (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)
A Chevrolet lançou a versão em janeiro deste ano. Meu teste de dez dias com o carro deixou claro que o público nas ruas adorou o visual agressivo em black do sedan Cruze. Muita gente, mas muita mesmo, me parou no trânsito pra perguntar detalhes do sedan preto que não passa despercebido.
Esta versão Midnight está entre a versão LT e LTZ. Ou seja ela é intermediária, mas tem bom nível de equipamentos de série que você deve considerar se quiser um bom sedan.
O motor é o já conhecido, testado e aprovado, 1.4 turbo flex de até 153 cavalos de potência e transmissão automática de 6 velocidades. Torque de 24,5 kgfm. Quer saber do consumo, né? Vou detalhar aqui. Abastecido com gasolina, o Cruze Midnight ficou entre 14 e 15 km/l com dois ocupantes. Já com etanol, esse número caiu para 10,2 km/l.
O Cruze já vem bem equipado em todas suas versões. A versão de entrada LT tem um pacote muito parecido com a Midnight, vindo com seis airbags, alerta de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas e câmera de ré.
Vem ainda com ar-condicionado, piloto automático, direção elétrica progressiva, volante multifuncional com revestimento premium, bancos em couro, MyLink de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, OnStar, entre outros.
Os itens adicionais da versão Midnight incluem o acabamento diferenciado e escurecido, as rodas exclusivas (mas de mesmo tamanho) e a chave eletrônica, que permite abrir as portas e ligar o carro com mais facilidade. Gostei.
No design externo, o carro tem a gravata da marca com fundo preto, moldura em cromo escurecido na divisão das duas entradas de ar, faróis com máscara negra e luz de condução diurna em LED e o logo da versão na parte inferior da porta dianteira.
Como novidades, o Cruze Midnight incorporou rodas de 17 polegadas diamantadas em dois tons e mais opções de cor para a carroceria. Além do convencional preto Ouro Negro, ele também está disponível em Azul Eclipse e Cinza Satin Steel.
No interior do sedan, acabamento escurecido por todos os lados, até mesmo no teto. O acabamento é soft touch em partes das portas e no painel, mas o resto é em plástico (bem encaixado e sem rebarbas). No geral, também aprovei.
Vamos agora a avaliação do desempenho do carro. O modelo cedido pela marca não tinha qualquer dificuldade em arrancadas ou ultrapassagens. Isso dá mais segurança ao rodar por estradas de pista simples. Motor 1.4 turbo com essa configuração e casamento com câmbio de 6 velocidades me agradou bastante na cidade e nas ultrapassagens.
Conclusão – Se você estiver cansado dos SUVs e quiser investir em um sedan bonito, espaço, com bom porta malas, bom desempenho e consumo baixo de combustível, pense nessa versão do Cruze. Ele é para quem gosta de dirigir. Também gostei da estabilidade nas curvas. Faça um teste e avalie por sim mesmo que tenho certeza que vai adorar.
FICHA TÉCNICA
Motor – 1.4 turbo flex
Potência (cv) – 150 (G) e 153 (E)
Torque (kgfm) – 24 (G) e 24,5 (E)
0 a 100 km/h – 9 secs
Velo max – 214 km/h
Peso – 1.321 kg
Tanque 52 litros
Porta-malas – 440 litros
Medidas
Comprimento – 4,66 m
Largura – 1,80 m
Altura – 1,48 m
Entre-eixos – 2,70 m
Preço: Chevrolet Cruze Midnight – R$ 139.950 (Maio 2022)