Nissan Frontier TARMAC: uma caminhonete única e pronta para as pistas

Nissan Frontier vira uma ‘fera’ de perfil baixo e com alta performance: TARMAC

 A Nissan Motorsports e a lenda das corridas Chris Forsberg estão revivendo uma era amada na cultura das picapes. Em parceria com o Nissan Design America (NDA), transformaram uma Nissan Frontier em uma ‘fera’ de perfil baixo e com alta performance.

O resultado é a Nissan Frontier TARMAC Concept, que fará sua estreia mundial na feira Specialty Equipment Market Association (SEMA) em Las Vegas, entre os dias 5 e 8 de novembro.

“Vinte anos atrás, ter uma picape de alto desempenho era definitivamente uma coisa legal. Mas hoje em dia, muito raramente, você vê picapes de alto desempenho rebaixadas”, diz Forsberg. “Eu não construo uma picape rebaixada desde 2003. Parecia divertido – era diferente”, completa.

Os membros da equipe Nissan Motorsports, Kevin Lutz e Paul Boyer, começaram a sonhar com o projeto em 2021 e estavam ansiosos para torná-lo realidade. “Os estandes do SEMA SHOW costumavam ser preenchidos com picapes médias de alto desempenho e rebaixadas. Então, é fácil imaginar um retorno dessa tendência”, afirma Lutz. “Proprietários de picapes como a Frontier frequentemente adoram personalizar seus veículos, então estamos considerando como podemos atender melhor às suas necessidades.”

A TARMAC é uma verdadeira homenagem às muscle trucks (picapes com apelo esportiva, motor potente, tamanho e desempenho elevados) do passado, ao mesmo tempo em que apresenta melhorias substanciais de desempenho para se adequar à era moderna.

“Este conceito ousado e chamativo foi a maneira perfeita de mostrar alguns dos nossos próximos produtos de desempenho NISMO para a Frontier”, disse Boyer, que atuou como gerente de projeto do conceito TARMAC. Projetados para desempenho em ruas e não em trilhas, tem uma enorme potência indo para as rodas traseiras.

Forsberg adicionou uma superalimentação refrigerada a água ao motor V6 de 3,8 litros, bem como um protótipo de admissão de ar frio NISMO de fibra de carbono e escapamento de alto desempenho. Isso aumentou a potência da TARMAC para impressionantes 440 cavalos e 55,2 kgfm de torque. Os freios NISMO foram instalados usando montagens personalizadas e incluem rotores flutuantes e ranhurados de duas peças para extrema potência nas frenagens. Há duas pinças na parte traseira, uma das quais ligada a um freio de mão personalizado para prática de drifiting.

A modificação mais marcante está na suspensão: para atingir a postura próxima ao solo, a Nissan Motorsports desenvolveu uma versão personalizada do seu protótipo de suspensão de rua de alto desempenho NISMO para a Frontier, apresentando uma suspensão com amortecedores semiestruturais nos quais as molas que suportam o peso do veículo estão montadas no próprio amortecedor (coil over) totalmente ajustável na frente e um kit flip e entalhe em C na traseira.

A aparência do conceito reflete seu alto desempenho. Ele apresenta carroceria de fibra de carbono por toda parte, incluindo o spoiler da porta traseira, a cobertura do capô e os para-lamas ultra largos, que tornam a carroceria 4 polegadas mais larga do que uma Frontier regular. A fibra de carbono contrasta com a pintura Afterburn Orange. Para colocar toda a potência do TARMAC no asfalto, o time equipou a picape com rodas NISMO personalizadas de fibra de carbono de 20 polegadas com pneus Yokohama Advan 315/35.

Por dentro, há um volante exclusivo de fibra de carbono e bancos Recaro, que são revestidos com estofamento personalizado para complementar o exterior laranja vibrante. E graças ao novo freio de mão manual, o freio de estacionamento regular foi removido.

“Queríamos que a sensação de desempenho continuasse no interior”, disse Forsberg.

A equipe de Forsberg colaborou com os designers da NDA em San Diego, que forneceram feedback sobre as principais modificações na postura e na carroceria da picape. O desenvolvimento do carro-conceito durou seis meses.

Hiren Patel, gerente sênior de design exterior da NDA, aconselhou Forsberg enquanto ele trabalhava na construção personalizada.

“Ver o veículo no meio da construção dá uma ótima ideia do seu potencial, mas também é impressionante ver a quantidade de trabalho e consideração que foram investidos nele”, disse Patel. “Foi muito divertido participar.”

Patel, que trabalhou anteriormente na Frontier da geração atual, aplicou sua vasta experiência com picapes e SUVs para ajudar a reinventar esta Frontier como um conceito pronto para as pistas.

“Picapes são realmente pessoais para mim. Há muito potencial para modificação e personalização para uma paleta muito ampla de gostos e preferências”, disse ele. “Com a TARMAC, é legal ver a Frontier imaginada de uma forma não-típica.”

Forsberg tem uma história de décadas de parceria com a Nissan. Tudo começou em 2003, quando ele comprou um 350Z e se conectou com a equipe Nissan Motorsports em corridas na Califórnia. Desde então, ele competiu em inúmeros eventos em veículos Nissan – muitos dos quais ele personalizou com sua equipe internamente – do circuito de drift a corridas off-road. Mais recentemente, a Forsberg colaborou com a NISMO Off Road para criar a Frontier Forsberg Edition.

TARMAC é a mais recente vitrine da paixão de Forsberg por desempenho e seu relacionamento com a Nissan Motorsports. Ele espera que o conceito lembre as pessoas da praticidade divertida das picapes “muscle”, ao mesmo tempo em que os apresenta aos motoristas mais jovens.

“Quero trazer de volta essa nostalgia e mostrar que uma picape também pode ter desempenho. Você pode ter uma picape divertida, rápida e pronta para a pista e ainda jogar coisas na caçamba”, disse Forsberg.

O conceito Frontier TARMAC se junta a uma linha emocionante de veículos Nissan e INFINITI estreando no SEMA Show 2024 em Las Vegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *