FORD TERRITORY: CINCO SEGREDOS QUE VOCÊ VAI ADORAR SABER NO TEST DRIVE

Nova geração do SUV Territory ganhou design robusto e elegante

Depois de receber um convite da concessionária de Fortaleza Ford Crasa, topei o desafio de conferir em test drive as novidades e mistérios da nova geração do Ford Territory. Os SUVs se tornaram os queridinhos das famílias no mercado de veículos brasileiro, com uma grande oferta de modelos que, à primeira vista, parecem muito parecidos. Mas o Ford Territory ganhou uma geração nova que chama a atenção pelo design robusto e elegante, ele está maior e com melhor acabamento, mas é sobretudo no interior que ele se diferencia dos demais veículos da categoria. Você vai ver e saber aqui cinco detalhes desse belo veículo (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Acabamento interno no Territory: qualidade, design funcional e equipamentos de segurança

Listei aqui aqui cinco destaques que permitem ao SUV da Ford oferecer um padrão de conforto incrível. Detalhe importante: o motor está renovado. Ele tem um desempenho ágil e suave, com motor 1.5 EcoBoost de 169 cv e câmbio CVT de sete velocidades com dupla embreagem banhada em óleo, e é o único com quatro modos de condução. Tudo isso por um preço bastante competitivo, de R$ 212 mil (Outubro 2024) na versão topo de linha Titanium.

Perfil do Ford Territory: maior que a geração anterior

Espaço interno – O novo Territory tem carroceria maior, com 4.630 mm de comprimento e 2.177 mm de largura (incluindo os espelhos). Mas é distância entre-eixos de 2.726 mm que lhe dá a liderança em espaço interno. As medidas são generosas para todos os ocupantes, especialmente no banco traseiro, onde mesmo passageiros maiores têm espaço para cruzar as pernas sem raspar no banco dianteiro. O assoalho plano e as portas amplas são outros fatores que tornam a sua cabine referência em conforto.

Detalhe do banco traseiro no Ford Territory

Acabamento – O design minimalista da cabine combina diferentes materiais para criar um ambiente de requinte e qualidade, incluindo acabamentos suaves ao toque nos bancos, portas, volante e painel. O painel e as portas trazem detalhes em madeira e aço escovado. Os bancos são revestidos com couro premium em dois tons e contam com ajuste elétrico em dez posições para o motorista e quatro para o passageiro, ambos com assentos ventilados. O isolamento acústico eficiente contribui para essa percepção de qualidade.

Detalhe da traseira do Territory 2025

Design – O design de linhas modernas, aerodinâmicas e esportivas do Territory são destacadas pela grade dianteira hexagonal, em formato de escamas, pelos faróis e lanternas full-LED e pelas rodas diamantadas de 19 polegadas. O seu visual é imponente e funcional, com uma linha de teto de caimento suave que também favorece o espaço interno.

Segurança – Com direção e suspensão especialmente calibradas para as condições brasileiras, o Territory tem um comportamento dinâmico que transmite muita segurança. Isso é reforçado pelos freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de descida. Ele conta ainda com assistente de frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes.

Detalhe do cockpit, painel e central multimídia do Territory

Equipamentos – O SUV também vem de série com teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, painel de instrumentos e multimídia com tela de 12,3” – a maior da categoria –, câmera 360°, farol alto automático, carregador por indução, seletor de marcha rotativo e freio de mão eletrônico com auto-hold.

CONCLUSÃO – Após testar durante três dias na área urbana de Fortaleza o novo SUV Ford Territory, vi muitas vantagens no veículo. O design e imponência do carro se destacam no trânsito. O consumo também foi bom, tendo em vista o tamanho e peso do veículo. Na cidade fez 9,5 km/l e na estrada 11,8 km/l, boas marcas.

Outro fator importante é que todos os comandos do Territory são bastante intuitivos e precisos. Em pouco tempo de uso, mesmo com tanta tecnologia à disposição, você estará familiarizado tanto com os botões gerais da SUV como com o painel de LED, que traz todas as informações necessárias com um visual bem clean e atraente, como por exemplo, os comandos do ar condicionado digital, de áudio, navegação e configurações.

sistema multimídia SYNC Touch traz a maior tela do segmento, com 12.3’’ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Se seu celular estiver com pouca bateria, há carregamento por indução no console central.

Detalhe do perfil do Ford Territory

Com um novo motor 1.5 EcoBoost a gasolina mais potente e eficiente, possui dirigibilidade refinada e suave, com quatro modos de condução (Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo). Traz ainda um porta-malas com acionamento inteligente “handsfree” (sensor de abertura sem as mãos), com 448 litros de capacidade (100L a mais que a última geração) e tanque de 60 litros (versus 52 litros do modelo anterior).

Dentre os equipamentos de série do Ford Territory, destaque para os espelhos retrovisores externos elétricos, na cor da carroceria, com luz de seta embutida, rebatíveis eletronicamente e luzes de boas-vindas; faróis com tecnologia Full LED e nivelamento automático; faróis de neblina dianteiros e traseiros em LED; grade frontal hexagonal; lanternas traseiras em LED; Rack de teto longitudinais; Rodas de liga leve de 19” e Teto solar panorâmico elétrico.

No interior, o modelo 2024 da Territory tem o banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições, incluindo ajuste lombar e banco do passageiro com ajuste elétrico de 4 posições; luz ambiente em LED; seletor de marchas elétrico tipo “Rotary Shifter” e outros atrativos.

Detalhe frontal do Territory 2025

A tecnologia, conforme já citei, é destaque com ar-condicionado automático digital dual zone com saída de ar para os bancos traseiros; painel de Instrumentos digital com tela HD de 12.3” configurável; porta-malas elétrico com função “mãos livres”; sensor de chuva; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; e sistema de áudio com comandos no volante e 8 autofalantes.

A segurança do automóvel também tem diferenciais como seis airbags; alarme perimétrico; assistente de Descida (HDC); assistente de Partida em Rampa (HLA); câmera 360° com Bird-Eye View; controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e Tração (TCS); Fixações ISOFIX® para cadeiras de criança nos bancos traseiros; monitoramento de ponto cego (BLIS) com alerta de tráfego cruzado; piloto automático adaptativo com sistema “Stop & Go” e outras facilidades. Enfim, um SUV que merece ser considerado para fazer parte de sua vida.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.5l, gasolina

Potência: 169 cv

Câmbio: automático, 7 velocidades

Consumo: 11,8 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade

Preço: R$ 212 mil (Outubro 2024)

(Agradecimento: Concessionária Ford Crasa https://www.crasa.com.br/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *