TESTEI O FASTBACK ABARTH: ESPORTIVO DA FIAT SE GARANTE MESMO???

Fastaback Abarth

Sonho de muito brasileiro é ter um carro esportivo na garagem. Mas um que se garanta mesmo. Pois o Fiat Fastback Abarth se garante tanto visual como na boa performance. Não espere desempenho de super esportivo importado premium, não é essa a propostas, mas é um esportivo de respeito sim. Testei durante dez dias o modelo nas ruas de Fortaleza e aqui você saberá minha opinião (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Visão do motorista do Fastback Abarth

O Fastback Abarth é o segundo modelo da divisão esportiva da Fiat no mercado brasileiro. O primeiro é o Pulse Abarth, que já testei em longa duração, com direito inclusive a viagem de Fortaleza a Camocim, fronteira com o Piaui.

Deixo aqui o link do vídeo para você conferir.

Voltando ao Fastback. Ele Conta com motor 1.3 Turbo Flex, com injeção direta e 4 cilindros, de 185 cv  e 27,5 kgfm de torque. Alcança velocidade  máxima de 220 km/h e confirma sua vocação esportiva cravando 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Esse Motor foi recalibrado e é o mesmo que equipa três veículos da Jeep: Commander, Compass e Renegade. Também Fiat Toro e Fiat Pulse Abarth.

Traseira e perfil do Fastback lembram BMW X1

O SUV esportivo Fastback  Abarth tem visual e ajustes mecânicos exclusivos. Seu diferencial está na performance e nas modificações de direção, suspensão, freios, visual e modo de condução. É sinônimo de alto rendimento e esportividade e isso tudo é verdade, viu.

Um detalhe que faz a diferença no Fastback é o botão vermelho Poison (“veneno”, em inglês), o modo esportivo de funcionamento do conjunto mecânico que é ativado pelo botão vermelho no volante. Com o “veneno” ativado, o acelerador fica mais sensível, a ponto de a metade do curso já garantir 100% do torque e, em algumas condições, não tem filtro para a resposta do motor. 

Eu e o Fastback Abarth: gostei da experiência

O câmbio também passa a ficar mais bruto com o botão Poison, com trocas feitas rapidamente e que podem até assustar o condutor, ou o passageiro. 

As reduções automáticas acontecem mais cedo para deixar o motor sempre cheio, mas recorrer à borboleta esquerda atrás do volante poderá brindar o motorista com um pipoco no escape, fruto de um backfire proposital que os engenheiros conseguiram colocar no mapa do motor sem comprometer as emissões.

Usei algumas vezes o botão Poison e ele é viciante. Claro que o uso deve ser com moderação, afinal, são muitas câmeras de velocidade e sempre devemos respeitar as normas e leis de trânsito. Só fiz com segurança e respeitando sempre os limites de velocidade. 

Gostou do visual? Comente no final da matéria

As rodas são bonitas, escuras e com 18 polegadas. O SUV tem estabilidade nas curvas, não regateou, me passou segurança. O conforto a bordo e o espaço conquistaram a mim e parte de minha família. Teria um fácil, fácil…

Por dentro, é semelhante ao Pulse Abarth, com os bancos em couro preto e costuras vermelha, detalhes em vermelho, uma plaquetinha de identificação no painel e, algo que está na linha 2024 do Pulse, o acabamento em imitação de fibra de carbono em tecido reveste a linha central do dashboard. 

Silhueta do Fiat Fastback

O painel de instrumentos de 7″ e a central de 10,1” recebem grafismos específicos da linha Abarth, com mais informações disponíveis, como acelerômetro e pressão do turbo. Bem que a central multimídia poderia ser integrada ao console, ficaria mais bonita.

Outro detalhe que faltou: um teto solar panorâmico, faria toda a diferença, já que estamos falando de esportividade. Resumo: excelente veículo com boa performance para os que gostam de esportividade. Pelo preço que cobram, R$ 162 mil, acho que vale cada centavo.

CONSUMO

Cidade: 10,3 km/l (G) e 7,2 km/l (E)

Estrada: 13,1 km/l (G) e 9,3 km/l (E)

FICHA TÉCNICA

Fastback Abarth Flex 1.3 AT6 FWD 2024

Motor: 1.3 Turbo Flex, injeção direta, 4 cilindros, 16V, MultiAir (variação) na admissão e no escape, corrente e bloco em alumínio

Potência: 180 cv (G) / 185 cv (E) @ 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm @ 1.750 rpm

Velocidade máxima: 220 km/h (E)

0 @ 100 km/h: 7,6 s (etanol) e 8,0 s (gasolina)

Câmbio: automático de 6 marchas

Tração: Dianteira

Freios: dianteiro a disco e traseiro a tambor (ABS/ESC)

Suspensão: dianteira Mc Pherson com rodas independentes e traseira eixo de torção

Direção: Elétrica com diâmetro mínimo de giro de 10,9 m

Pneus: 215/45 R18

Peso em ordem de marcha: 1.299kg

Capacidade de carga: 400 kg

Comprimento do veículo: 4,43 m

Largura do veículo: 1,78 m (s/espelhos) e 1,99 m (c/espelhos)

Altura do veículo: 1,54 m

Distância entre-eixos: 2,53 m

Bitola dianteira: 1.484 mm

Bitola traseira: 1.510 mm

Ângulo de entrada: 20 graus

Ângulo de saída: 23 graus

Altura livre entre os eixos: 21,5 cm

Altura mínima do solo: 18,7 cm

Tanque: 47 litros

Garantia: 3 anos

Fábrica: Betim – MG

Preço: R$ 162 mil

EQUIPAMENTOS

Airbags frontais, laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros

Painel digital 7”

Botão Poison – para respostas mais rápidas e maior potência

Paddle Shifts

Central multimídia 10.1”

Carregador de celular por indução

Portas USB A e C

Alerta de Colisão frontal

Comutação automática de farois

Alerta de mudança de faixa

Escapamento esportivo duplo com ponteiras cromadas

Rodas esportivas de 18”

Aerofólio Abarth Preto 

Bancos Abarth em Couro 

Connect Me Serviços Conectados (de série) 

Keyless Entry n’ Go com Partida Remota 

Farois e Lanternas Full LED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *