DICAS DE SEGURANÇA, ECONOMIA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA ESTRADA

Aferição do programa Despoluir
Confira as condições da estrada e do veículo antes da viagem

Com o feriado de Páscoa se aproximando, muita gente se prepara para pegar a estrada e aproveitar os dias de folga no litoral ou interior. Para garantir a segurança durante a viagem, é importante fazer uma checagem completa do veículo para evitar o risco de surpresas desagradáveis, como acidentes e panes mecânicas durante o trajeto. Entre os itens mais importantes a serem conferidos estão: freios, faróis, lanternas, suspensão, nível de óleo, fluido de arrefecimento do motor, estado e calibragem dos pneus (incluindo o estepe), amortecedores, bateria, limpadores de para-brisa, sem deixar de lado a parte elétrica, os itens do painel, cinto de segurança e outros componentes que impactam diretamente na segurança dos passageiros. O ideal é substituir qualquer peça desgastada para evitar problemas durante a viagem.

Outros cuidados também podem ajudar a viagem a seguir de forma tranquila, além de contribuir com a economia de combustível, a maior durabilidade dos componentes do veículo e ainda a minimizar a emissão de poluentes.

O Despoluir, programa ambiental do transporte, desenvolvido e promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e executado regionalmente no Ceará, Piauí e Maranhão pela Federação dos Transportes (Fetrans), incentiva a prática da ecocondução, uma forma de conduzir veículos que alia práticas ambientalmente sustentáveis, com segurança e maior eficiência energética e dá dicas para que os condutores as apliquem nas viagens.

1 – Planeje rotas com antecedência

Antes de colocar o pé na estrada, o primeiro passo é preparar a rota. Aplicativos de navegação podem ajudar a evitar congestionamentos e regiões perigosas ou desconhecidas. Confira o melhor trajeto e programe o roteiro que você vai fazer. É importante ainda programar as paradas para abastecer o veículo, se alimentar e descansar um pouco.

Viagem na estrada exige revisão do carro


2 – Pegue a estrada descansado
Antes da viagem, é fundamental que o condutor esteja descansado e tenha dormido bem. Se o trajeto for muito longo, programe um pernoite antes da chegada ao destino. Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Uma opção também é revezar a direção para evitar o cansaço.

3 – Segurança a bordo

Além do motorista, os demais ocupantes também devem zelar pela segurança dentro do carro durante a viagem. Todos a bordo devem usar os cintos durante o percurso inteiro. Caso existam crianças entre os passageiros, elas devem sempre permanecer acomodadas em cadeirinhas ou em assentos de elevação.


4 – Dirija com prudência e calma

Prudência e calma são itens indispensável ao longo de todo o itinerário. O respeito à legislação de trânsito também não pode ser negligenciado. Além de evitar as multas, estar atento às regras vigentes nas estradas e rodovias pode ser fundamental para evitar acidentes. Muitos sinistros acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas.


Caso ocorra um imprevisto, como um acidente bloqueando a via, a melhor opção é se manter paciente: ter pressa nas etapas seguintes da jornada não poupará tempo significativo e ainda comprometerá a segurança.


5 – Álcool e direção, não

Lembre-se: beber e dirigir é uma combinação proibida. Ainda assim, muitos motoristas insistem em assumir o volante depois de beber, o que acarreta em infração gravíssima. A pena prevista é a de detenção, multa e suspensão da habilitação. Desde 2017, a lei está mais severa e motoristas envolvidos em acidentes por decorrência de rachas ou com embriaguez comprovada podem ser condenados para reclusão de cinco a oito anos. Essa pena vale também para condutores sob efeito de drogas e substâncias similares. Em caso de acidente com vítima fatal, a condenação pode ser por homicídio culposo.

Para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, o Despoluir recomenda outras dicas que podem ser facilmente implementadas por quem vai enfrentar o trânsito na Semana Santa ou em qualquer período:

1. Calibre os pneus de acordo com orientação do fabricante
2. Elimine cargas desnecessárias do interior do veículo
3. Procure manter velocidade constante, sem pressionar excessivamente o pé no acelerador
4. Evite trocas de marchas constantes e antecipe situações no trânsito para evitar freadas bruscas Quanto menos o freio for usado, menor será a queima de combustível na retomada da aceleração
5. Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento a partir do repouso
7. Desligue o veículo em paradas muito longas
8. Procure trafegar na rotação ideal do motor, indicada pelo fabricante do veículo de acordo com as marchas a serem utilizadas
9. Não conduza o veículo desengrenado. Os veículos com injeção eletrônica de combustível reduzem o consumo quando o veículo está engrenado e com o acelerador na posição de repouso
10. Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, bicos injetores sujos, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo e a emissão de gases poluentes

Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *