EXPEDIÇÃO JEEP DESTINOS NA ROTA DAS EMOÇÕES DO PIAUÍ AO CEARÁ

Comboio da Jeep Destinos tinha 18 veículos: na imagem, em Camocim

Para quem tem um veículo Jeep nas mãos, ele não é apenas um SUV ou picape, mas carrega um DNA de aventura e experiências inesquecíveis ao mesmo tempo. Não é a toa que é a marca que inventou o 4×4. Foi com esse espírito que embarquei para o Jeep Destinos, Rota das Emoções, numa expedição que começou em Parnaíba e passou por Barra Grande, no Piauí e  por Camocim, Jericoacoara e a Praia do Preá, no Ceará. E para mim só terminou em Fortaleza. Vem comigo que conto tudo pra você (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Início do comboio em Parnaíba, no Piauí; em primeiro plano picape Gladiator

O comboio era formado por 18 carros 4×4. Minha viatura era o Renegade versão S, motor flex. Além do Renegade (versões Trailhawk e Série S), mais quatro modelos da Jeep: Compass, Commander para jornalistas da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Wrangler e picape Gladiator faziam parte da equipe técnica de apoio. Aliás, a picape Gladiator foi o carro madrinha do Jeep Destinos Rota das Emoções.

Jornalistas do Ceará (AM), Alagoas (Giu Brandão), Bahia (Duda Godinho), Rio Grande do Norte (Freire Neto) e Pernambuco (Silvio Menezes)

Tudo começou em Parnaíba, litoral do Piauí, descendo no aeroporto já pegamos o Renegade S e fomos em direção a Barra Grande – eu e meu parceiro de aventura, o jornalista Freire Neto, do Rio Grande do Norte, Dirigimos cerca de 70 km até chegar no Resort em frente ao mar, chamado de Bob Z. Lá pernoitamos e vi como é lindo o litoral do Piauí, fronteira com o Ceará.

Duna em Camocim, Ceará

No dia seguinte, a bordo do mesmo Renegade S e com o jornalista potiguar Freire Neto, do canal no Youtube Motores & Ação, alternamos no comando do volante no circuito das Dunas em Camocim até Jericoacoara, já no Ceará.  

Travessia de balsa no Rio Coreaú, em Camocim

Antes de tudo, a pressão dos pneus foi reduzida de 36 para 20 psi. Isso é fundamental para ganhar mais aderência na areia mole das Dunas e também em passagens molhadas. 

Além da equipe de apoio da Jeep, que fez todo o reconhecimento técnico e mapeamento do trajeto e terrenos, elogiou também a contratação de guias locais que conhecem a fundo o destino, e no caminho sempre orientavam os participantes pelo rádio, com dicas e também a história de cada local.

Picape Gladiator em Duna no Camocim

O sistema de tração do Renegade é muito fácil de selecionar para vencer os desafios e as dunas. Com o o sistema no modo Sand (areia), travando no 4×4 High, de forma que a potência e o torque passaram a ser distribuídos para os dois eixos e de acordo com a roda que tivesse mais necessidade de tração foi simples passar pelas dunas e passagens molhadas.

Jeep Renegade S

Em Camocim, tivemos de fazer uma travessia de balsa no belo Rio Coreaú, emoção e beleza ao mesmo tempo, numa cidade pela qual passamos por todas as belas paisagens, começando pela Praia do Maceió.

Em seguida:

  • Praia de Mangue Seco
  • Praia de Camocim
  • Praia das Barreiras
  • Orla de Camocim
  • Ilha do Amor
  • Praia da Tatajuba
  • Praia do Guriú

Aliás, recomendo demais que você faça um passeio por todas elas: belíssimas. Depois de uma breve parada técnica na Praia de Guriú, para alimentação, partiu Jericoacoara!!! A mítica Vila de Jeri!!!

Muita emoção na descida da Duna

Um dos momentos de maior adrenalina: descer as Dunas, numa delas a Duna do Funil, com quase 80 metros de altura. Muita calma, paciência e a obrigação de seguir o caminho da trilha do carro da frente. Com isso ficou simples descer e a emoção de todos os jornalistas participantes ficou evidente no sorriso do rosto ao final do desafio.

Comboio na Praia do Preá, no município de Cruz, ao lado do Parque Nacional de Jericoacoara

Ao chegar na Vila de Jericoacora, no hotel La Villa Jeri, o sentimento de desafio vencido aliado a diversão e emoção, no espírito de aventura que a marca Jeep Proporciona. Mas não acabou: no dia seguinte, fomos a Praia do Preá, paraíso de quem pratica Kitesurf e onde foi possível passear de caiaque no mar.

O grupo de jornalistas de todo o Brasil seguiu rumo ao aeroporto para seus destinos e eu segui junto ao assessor da Jeep, Bruno Rocha, a bordo de um SUV Commander pela estrada até Fortaleza.

Tive oportunidade de conferir os atributos de conforto, performance e espaço interno do Commander. Aliás, um dos pontos positivos a destacar: a estrada de Jeri até Fortaleza estava em excelente condição. Em quatro horas já estava em casa.

Parabéns a toda equipe da Jeep pela iniciativa da expedição e que venham outras em novos destinos e emoções.

Ficha Técnica Renegade

Motor: 4 cilindros transversal (d), 1.3l, turboflex

Potência: 180 cv (g) e 185 cv (e)

Torque: 270 Nm (g/e)

Tração: 4×4, 4×2, 4×4 low

Transmissão: 9 marchas AT

Direção: elétrica

Comprimento: 4,268 m

Largura: 1,085 m

Altura: 1,712 m

Entre-eixos: 2,570 m

Vão livre: 202 mm

Porta-malas: 385 litros

Tanque: 55 litros

Consumo Km/litro cidade: 9,0 (g) e 6,2 (e)

Consumo Km/litro estrada: 10,7 (g) e 7,5 (e)

Autonomia: 589 km

0 a 100 km/h: 9s7

Velocidade máxima: 202 km/h

Preços do Jeep Renegade 4×4

Série S: R$ 174.990

Trailhawk: R$ 174.990



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *