BMW lança IX: elétrico com maior autonomia no Brasil

Motor elétrico do BMW Ix Drive 50 tem 523 cv de potência

Um carro que impressiona sob todos os aspectos, senhoras e senhores. Ele tem a maior autonomia entre os veículos elétricos vendidos no Brasil. Grade frontal com nanotecnologia tem capacidade de autorregeneração. Sonorização feita por vencedor da Academia de Cinema e do Grammy. Modelo vem com dois carregadores como cortesia, conheça o BMW iX (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Grade tem tecnologia de auto regeneração

Carro-chefe de tecnologia do BMW Group, o BMW iX é o símbolo de uma nova era de mobilidade na marca. Concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico, sua construção tem diversos elementos moduláveis criados pensando nos próximos lançamentos com esse tipo de propulsão. 

Interior do elétrico da BMW

Posicionada no assoalho do BMW iX para melhorar o centro de gravidade e garantir maior proteção contra impactos, a célula de bateria do BMW iX tem a quinta e mais moderna geração do BMW eDrive. Sua densidade energética aumentou cerca de 40% em comparação com a bateria de alta tensão do BMW i3 2020.

São 76,6kWh de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX chega ao Brasil com autonomia de até 425km e 630km, respectivamente, nas versões xDrive40 e xDrive50.

Autonomia do iX BMW chega a 630 km

Apesar da ótima autonomia, a BMW não poupou desenvolvimento em novas tecnologias de carregamento. Prova disso é que o BMW iX estreia um novo sistema, capaz de proporcionar recargas de até 150kW na versão xDrive40 e 195kW na versão xDrive 50.

Esse rápido carregamento permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 ou 31 minutos no caso do BMW iX xDrive40. Além disso, a autonomia pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros para o BMW iX xDrive40 em 10 minutos.

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. De forma combinada, os motores rendem ótimos 326cv e 630Nm de torque na versão xDrive40 e impressionantes 523cv e 765Nm de torque na versão xDrive50. A aceleração é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200km/h em ambos para preservação da bateria.

O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é comandado eletronicamente e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações. Seu controle inteligente permite uma transmissão de potência totalmente variável, desde a tração puramente traseira até uma configuração de tração nas quatro rodas com máxima tração.

A tecnologia de deslizamento limitado da roda instalada em ambos os eixos, em conjunto com o sistema de tração nas quatro rodas traz uma melhoria adicional na tração e estabilidade. Integrado no gerenciamento do motor, este sistema produz entradas corretivas muito precisas e rápidas. Dessa forma, o carro consegue tração independente da condição do tempo ou do pavimento da estrada.

Detalhe do console super tecnológico

Com porte semelhante ao de um BMW X5, o BMW iX é impactante visualmente. Suas linhas reforçam mais isso. A lateral tem formas musculosas, rodas com desenho aerodinâmico de 22 polegadas e maçanetas integradas nas portas, que dão um charme e requinte ao utilitário.

Detalhe do volante

Na dianteira, os faróis a laser afilados dão uma aparência sedutora ao BMW iX. A grade vertical, que estreou nos esportivos Série 4 também está presente e esconde muitos segredos. O principal deles, sem dúvida, se refere à autorregeneração.

Visual agressivo e tecnológico no BMW iX

A peça, produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria. Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

Detalhe do perfil e da traseira do carro

 Na traseira, lanternas bem finas de LED estão embutidas na tampa do porta-malas e dão um visual elegante ao BMW iX. Há padrões de acabamento diferenciados para as lanternas das versões xDrive 40 e xDrive 50 Um acabamento em preto brilhante no parachoque completa a aparência imponente da traseira e deixa o utilitário ainda mais atraente. 

A melhor forma de perceber quão inteligente o BMW iX é no uso cotidiano. Algumas situações, porém, podem ser explicadas. A primeira delas diz respeito ao sistema de regeneração de energia dos freios.

Com todos os seus sistemas trabalhando em conjunto e inteligência capaz de fazer inveja em muitos carros elétricos novos, o BMW iX é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Rodas aro 22 polegadas

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista. Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.

Carro tem incrível sistema de inteligência artificial por voz e gesto

O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O sistema de voz aprende com os seus hábitos, se ajustando e fazendo da sua experiência, cada vez mais personalizada.

Além de inteligente, o BMW iX tem um interior completamente clean e minimalista. O SUV aposta na intuitividade do sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. Botões feitos de cristais, que reforçam a pegada luxuosa e premium do utilitário.

O amplo espaço interno, com direito a assoalho plano em toda a extensão da carroceria, e assentos recém-desenvolvidos com apoios de cabeça integrados dão o tom para o ambiente luxuoso.

O volante com formato hexagonal e o Head up display integrado ao painel são outros pontos que chamam atenção. Mas não o suficiente para ofuscar o BMW Live Cockpit Professional.

A incrível tela curvada é composta por duas telas, com 12,3” e 14,9”. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento do BMW iX, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.

Equipado com a funcionalidade My Modes, o BMW iX permite que o motorista decida o estilo de condução e personalizações do interior. De acordo com o modo selecionado, é possível mudar a resposta de comportamento do carro, a iluminação da cabine e a exibição das informações no BMW Live Cockpit.

Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, por exemplo.

Há ainda outra função revolucionária ligada ao sistema de navegação do modelo. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.

O sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D, que possibilita uma experiência sonora incrível.

Sistema de som tem 30 alto falantes

Com alto-falantes embutidos nos bancos, é possível ouvir e sentir as vibrações sonoras de uma Ópera Clássica ou de um show de Rock’n Roll e está disponível na versão xDrive50.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.

A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também possui um som para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

A chave virtual ficou ainda mais cômoda. Com a tecnologia UWB a experiência de ter um BMW iX se torna ainda mais encantadora. Com o Digital Key Plus, assim que o passageiro se aproxima do veículo, a uma distância de três metros, carregando a chave física ou com um iPhone ou Apple Watch compatível, o carro já aciona as luzes de boas-vindas.

A 1,5m do carro, as portas são destravadas para liberar o acesso. Na hora de ir embora, basta se afastar que as portas se trancam, automaticamente, quando a chave está a dois metros de distância do carro.

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant.

Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados para monitorar os arredores do veículo.

Com o Parking Assistant Plus, o carro estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Além de câmeras externas, pela primeira vez a BMW tem um veículo que vem com uma câmera interna, esta permite que os motoristas tirem fotos do interior. As gravações podem ser feitas e salvas durante a condução ou feitas quando o veículo estiver estacionado mediante a uma solicitação através do My BMW App.

Primeiro BMW a ter compatibilidade com conexão 5G, que ainda não está disponível no Brasil, o BMW iX tem, de série, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes e chamada de Emergência Inteligente.

Com o My BMW App, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível visualizar o 3D View. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control como, fluído de freio ou óleo do motor, e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

O aplicativo mostra uma visão geral de todas as informações sobre o processo de carregamento do carro (status, hora de início e duração, autonomia atual, pré-condicionamento – para aquecer o veículo no inverno ou resfriá-lo no verão -, intervalo de tempo para carregamento, programar a próxima recarga e outras configurações relevantes do veículo). Os clientes também recebem notificações push sobre o status de carregamento.

Outra função interessante do My BMW App é a facilidade para encontrar informações relevantes para a sua viagem, como: autonomia para a sua viagem, pontos de recarga próximos a sua localização, tipos de conector e potência de carregadores. Um carro impressionante e surpreendente em todos os aspectos.

Preço da máquina? R$ 799.950 mil na versão topo de gama XDrive50 Sport e R$ 654.950 na versão xDrive40





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *