DICAS PARA DIGIRIR NA CHUVA

Visibilidade na chuva diminui muito

A intensidade das chuvas de verão pode assustar e pegar de surpresa muitos motoristas. Fortaleza está enfrentando fortes chuvas nesses dias, o que pode danificar desde o sistema elétrico do automóvel até o motor ou mesmo causar a perda total do carro

Retrovisor deve estar sempre limpo

É fundamental ter em mente que a melhor opção é o motorista sempre avaliar a situação em que se encontra antes de avançar com o veículo em áreas alagadas.

Pneus na chuva ficam sem aderência

Para que o condutor possa trafegar com segurança em situações de alagamento, aqui vão algumas dicas:

– O ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro; se esse limite for ultrapassado, o risco de ficar no caminho aumenta bastante.

– A travessia de um local alagado deve ser feita lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo distância suficiente do carro da frente. Velocidade e aceleração constantes evitam a formação de ondas e a entrada de água no escapamento.

– Se a chuva continuar forte e o condutor perceber que o nível de água está subindo rapidamente, o indicado é abandonar o veículo no local e acionar a seguradora o mais rápido possível. Não se deve esperar a água chegar à janela, o que pode dificultar a abertura da porta.

– Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.

– Em dias de chuva, a aderência do pneu ao asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *