SUV mais vendido do Brasil, o Jeep Renegade muda na versão 2022. Todas as versões, 4×2 e 4×4 ganham o novo motor 1.3l, turboflex, emprestado do irmão maior Compass, fui até a pista de testes da Jeep, em Curvelo, interior de Minas Gerais, para conferir o que mudou (ANDRÉ MARINHO – DIRETO DE CURVELO, Minas Gerais)
Primeiro uma notícia que pode não agradar: as versões a diesel do Renegade não vão existir mais. A Jeep informa que o motor a diesel, que vem da Itália é caro e que a ideia é de “democratizar o uso do 4×4 com o motor turboflex”.
O novo motor é o eficiente e disposto T270, turbo flex fabricado no Brasil – com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 270 Nm de torque. E todas as versões do Renegade estarão equipados com ele – nas versões 4×2 e 4×4
Os jornalistas tiveram acesso a versão Trailhawk (4×4) equipada já com o novo motor T270, mas com visual camuflado, inclusive com toalhas por dentro para não mostrar as novidades do interior. Mas já sei que o volante será o mesmo do Jeep Commander. Não tenho certeza se a versão era a top de linha, mas tava com toda a cara de ser.
O teste teve trechos de estrada mas o bom mesmo foi a diversão off road para conferir o desempenho do Renegade. E ele se mostrou capaz de superar os mais diversos desafios fora de estrada, como uma poça enorme de lama, uma descida em 45 graus na terra molhada e um trecho bem esburacado como uma caixa de ovos, além de passar por trechos alagados com água e estradas de areia e de pedras.
O seletor de terrenos do Jeep Renegade possui os seguintes modos de condução: Auto, Snow, Sand/Mud e Rock, permitindo que o motorista escolha qual o mais adequado para superar o desafio que tem pela frente. No teste usamos Auto e Sand/Mud.
De acordo com a Jeep, com a plataforma global Small Wide, o Novo Renegade terá mais elasticidade do motor turbo flex T270, além de novos mapas de pedal e calibrações, mantendo seu espírito off-road.
As versões 4×4 terão câmbio automático de nove velocidades e as 4×2 contarão com transmissão automática de seis marchas. Para ter boa capacidade em terrenos sem aderência, as versões com tração dianteira contarão com o Jeep Traction Control +, trazendo o potencial aventureiro também para quem não tem um 4×4.
Selo – O Novo Jeep Renegade Trailhawk 4×4 com motor T270 seguirá com seu selo Trail Rated. Para receber o mérito, um Jeep precisa ser capaz de superar os obstáculos mais extremos.
É como um atestado de que o veículo é verdadeiramente off-road. Com base em provas desenvolvidas pela Engenharia da Jeep, o selo garante que o modelo tenha capacidade off-road suficiente para atingir metas de performance em cinco categorias: tração, capacidade de submersão, articulação, manobrabilidade e altura em relação ao solo.
Jeep Traction Control + –O Jeep Traction Control + é uma das novidades do Novo Jeep Renegade que será lançado no primeiro trimestre de 2022. Já presente no Compass e no Commander, o sistema de controle de tração atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas e estará em todas as versões Turbo Flex.
O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Os preços não foram revelados de nenhuma versão do Renegade.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: 1.3l, turboflex
POTÊNCIA: 185 CV(etanol)/180 CV (gasolina) a 5.750 rpm
TORQUE: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
CÂMBIO: Automático (6 marchas versão 4×2) ou (9 marchas versão 4×4)
VERSÕES: Sport, Longitude e Limited (câmbio automático, 6 marchas, 4×2)/Trailhawk e S (câmbio automático, 9 marchas, 4×4)
PREÇOS: NÃO REVELADOS