Moto mais vendida do Brasil, Honda CG tem mudanças

Honda CG Titan

Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, mais de 13 milhões de unidades do modelo saíram das linhas de produção da fábrica da Honda em Manaus, no Amazonas. A Moto CG inaugurou a linha de montagem da fábrica e chegou aos 45 anos de idade ainda na liderança (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Primeira Honda CG, de 1976

As versões para 2022 continuam quatro. A CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores. A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo, a opção de cor é única, o branco, enquanto que para a Fan as opções de cores são três.

O modelo mais prestigiado da família, a CG 160 Titan, recebeu também uma nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque, exclusivas do modelo, além de rabeta com laterais redesenhadas. A CG Titan 2022 também chega com três opções de cores.

Honda CG 2022

Quanto à parte ciclística, o chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural, permanece inalterado e é comum a todas as versões da CG. A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) faz par com a suspensão traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.

As Honda CG 2022 são dotadas do sistema CBS – Combined Braking System, sendo a CG 160 Start equipada de freio dianteiro e traseiro a tambor. Nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor.

A ergonomia, sempre objeto de especial atenção nas Honda de um modo geral, é destaque nas CG. Sendo o mais utilizado modelo para fins profissionais, os extensos períodos ao guidão demandaram o estudo de uma posição de pilotagem ideal. Guidão, pedaleiras e banco oferecem um posicionamento de referência, no qual a facilidade de pilotagem se alia ao conforto. Na versão CG 160 Cargo, um robusto bagageiro, capaz de suportar até 20 kg, é equipamento de série.

Veja aqui 10 curiosidades da linha CG

1 – Primeira moto Honda fabricada no Brasil, a CG 125 1976 tinha apenas 11 cv de potência e partida somente no pedal

2 – câmbio tinha quatro marchas e todas eram engatadas para baixo

3 – Motor levava a moto a 90 km/h

4 – Em 1981 a CG foi a primeira moto movida a álcool no mundo

5 –  Em 1983, câmbio de 5 marchas, a pioneira

6 – Tanque passou a ter 12 litros em 1983

7 – Em 1994, a Honda lançou a CG Titan, sucesso até hoje

8 – Cinco milhões da CG tinham sido vendidas em 2003

9 – 2016, nascia a Honda CG Fan 125

10 – Honda CG Fan 125 aposentou de vez o carburador


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *