Você vai conhecer agora os cinco carros que impactaram a indústria automotiva no Brasil nos anos 2000. Isso mesmo: de 2000 até 2020, o mercado brasileiro mudou muito e para melhor. São cinco carros de cinco marcas diferentes e que me chamaram muito a atenção. Detalhe, eu estive presente no lançamento de todos eles. Vou começar por ordem cronológica ok? (André Marinho – Jornalista)
2003 – O primeiro SUV feito no Brasil chegava nas concesssionárias. O Ford EcoSport. Com a mesma plataforma do hatch Fiesta, o EcoSport inaugurou a onda de SUVs no Brasil. Depois dele a gente vê uma verdadeira avalanche de carros, hoje os queridinhos da família brasileira. Para vocês terem uma ideia, hoje de cada quatro carros vendidos, um é SUV. São mais de vinte opções de praticamente todas as marcas. Mas o pioneiro, e isso ninguém tira, foi o EcoSport. Foram vendidas 27.237 unidades em seus primeiros 12 meses. Na época eram dois motores, um motor 1.0l, que não se adequou em nada ao peso do carro, com 95 cv de potência e outro 1.6l, com 105 cv, esse melhorzinho. O EcoSport teve mudanças nesses anos e hoje ainda é competitivo em seu segmento, mesmo que na minha opinião, existam muitas opções melhores no mercado brasileiro.
Confira a ficha técnica do EcoSport 2003.
Ecosport 1.0 8v Supercharged
Potência: 95 cv
Torque: 12.6 kgfm
0 a 100km/h: em 16.5
Velocidade máxima: 155km/h
Consumo na cidade: 7.5 km/l
Consumo estrada: 11.8km/l
Ecosport 1.6 XL (2003 – 2005)
Potência: 105 cv
Torque: 14.3 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 14.7 segundos
Velocidade máxima: 160km/h
Consumo cidade: 8.5 km/l
Consumo estrada: 13.5 km/l
2006 – Quando vi pela primeira vez esse carro, tanto por fora como por dentro pensei, esse carro é importado. Mas não, o Honda Civic em sua oitava geração, lançada no Brasil em 2006 era fabricado em Sumaré, São Paulo. Tanto o design por dentro como por fora chocaram o público brasileiro e o carro teve fila de espera tal o sucesso. O painel em dois andares em tons azuis até hoje é atual. Na época foi uma revolução no segmento de sedans pela esportividade, já que os sedan eram considerados carros de tiozão. Veja a ficha técnica do Honda Civic 2006.
Ficha Técnica
Motor: 1.8l
Potência: 140 cv
Câmbio: Manual ou automático
Porta–malas: 340 litros
2010 – Carro futurista. Quando recebi as primeiras imagens do Range Rover Evoque e vi o carro no Salão de Detroit de 2008 quando ainda era o conceito LRX fiquei maravilhados. O grande atrativo do Evoque é o seu design, que revolucionou o design dos carros da Land Rover. Um SUV lindíssimo até hoje, praticamente dez anos depois de lançado, o Evoque é um dos importados mais desejados no mercado de seminovos e poucas vezes os designers conseguiram ser tão originais nos anos 2000. Meus parabéns duplos para eles por isso. Simplesmente sensacional. Estive no lançamento mundial do Land Rover Evoque que aconteceu em Liverpool, terra dos Beatles, na Inglaterra, com direito a test drive de longa duração. Confira a ficha técnica do Evoque.
Ficha Técnica
Motor: 2.0l
Potência: 240 cv
Câmbio: Automático
Porta–malas: 575 litros
2016 – Quando vi a picape FIAT Toro pela primeira vez o impacto foi imediato. O veículo é um Sport Utility Pick-Up (SUP), uma nova categoria de picapes, produzida pela Fiat, bandeira da FCA, lançado em 2016. É fabricada em no interior de Pernambuco, em Goiana. O nome do modelo, é Toro, no masculino. A montadora Fiat sempre se referiu ao mesmo assim, inclusive em um comunicado, se refere como novo Fiat Toro. O sucesso e o design continuam impactantes e somado a tudo isso, a dificuldade em inovar no visual de uma picape, tornam a Toro um marco na indústria brasileira.
Ficha Técnica
Motor: 1.8l flex/2.0l diesel
Potência: 130 cv/170 cv
Câmbio: Manual ou automático
Caçamba: 1.120 litros
2019 – Por fim, pulamos para 2019, com o novo Corolla Híbrido. Novo Corolla se destaca por ser o primeiro carro híbrido flex produzido em série no mundo. E o mérito cabe aos brasileiros, Isso mesmo. A tecnologia pode inaugurar uma tendência em nosso mercado e destaco aqui o excelente desempenho do carro, economia e boas vendas.Veja aí a ficha técnica.
Ficha Técnica
Motor: 1.8flex + elétrico de 72 cv
Potência combinada: 122 cv
Câmbio: Automático
Consumo do Corolla Hybrid
Etanol:
10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Gasolina: 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Pois é meus amigos, aí estão cinco carros que me impactaram e impactam até hoje o mercado brasileiro, pois iniciaram tendências, criaram novos hábitos e mexeram com todos nós. Agradeço por terem lido essa matéria e peço aí um comentário e opinião de vocês que sempre é muito importante para nosso site. Valeu e a gente se encontra na próxima curva.